top of page

SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Educação Tutorial (PET), criado em 1979 sob o nome de Programa Especial de Treinamento, é uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação pelo Governo Federal vinculado à Sesu/MEC, e tem como objetivo  promover a formação ampla e de qualidade acadêmica de discentes de graduação envolvides com o Programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todes participantes e a melhoria dos cursos de graduação.

 

Um grupo PET deve buscar a execução, de forma indissociável, de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Algumas das motivações que norteiam a filosofia do Programa são: desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência; contribuir para a elevação da qualidade da formação de estudantes de graduação, a diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, também se propõe a estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, cidadania ativa e função social da educação superior. Esses grupos são compostos por até 18 estudantes de graduação (12 bolsistas e seis estudantes não bolsistas) e ume docente tutore.

Documentos de institucionalização e fundamentação legal que regem o Programa:

Apresentações montadas por integrantes do Grupo sobre esses documentos:

Sobre o PET Ufal

PET UFAL.jpg

Desde 1989 a Universidade Federal de Alagoas conta com o Programa e ao longo dos anos seu número foi crescendo até chegar aos 12 grupos PET em três Campis: A.C. Simões, Arapiraca e Sertão.

Clique para acompanhar os grupos que compõem o PET Ufal: PET Letras; PET Engenharia Civil; PET Economia; PET Psicologia; PET Nesal; PET Ciência e Tecnologia; PET Engenharias; PET Engenharia Ambiental; PET Penedo; PET Química e PET Serviço Social.

Sobre o PET Arq

No ano de 1995, o PET Arquitetura contava com o professor Leonardo Bittencourt como seu primeiro tutor e apenas quatro petianes no grupo. Atualmente com 12 bolsistas, colaboradories e uma professora tutora, o grupo vive em renovação constante.

 

Neste florescer cotidiano, o PET Arq realiza atividades em conjunto com a comunidade acadêmica, propondo-se a tarefas de cunho social, à reflexão e exercício do fazer coletivo e  ao crescimento pessoal e compartilhado.

 

Algumas atividades se consolidaram, características do PET Arq Ufal desde seu início. Outras estão em constante renovação e representam o grupo do momento atual. Mas todas estão por aqui, e você pode conhecê-las!

bottom of page