SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Educação Tutorial (PET), criado em 1979 sob o nome de Programa Especial de Treinamento, é uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação pelo Governo Federal vinculado à SESU/MEC, e tem como objetivo  promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos estudantes de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o Programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.

 

Um grupo PET deve buscar a execução, de forma indissociável, de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Algumas das motivações que norteiam a filosofia do Programa são desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência; contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, a diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, também se propõe a estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, cidadania ativa e função social da educação superior. Esses grupos são compostos por até 18 estudantes de graduação (12 bolsistas e seis estudantes não bolsistas) e um professor tutor

 

Aos petianos há a exigência de ter a dedicação de vinte horas semanais às atividades do Programa, bem como manter bom rendimento no curso de graduação. Quanto ao tutor, este deverá pertencer, com dedicação exclusiva, ao quadro docente permanente de sua universidade, ter título de doutor, não ter outro tipo de bolsa e se comprometer a dedicar dez horas semanais ao grupo.

NOSSO PET ARQ

No ano de 1995, o PET Arq contava com o professor Leonardo Bittencourt como seu primeiro tutor e apenas quatro petianos(as) no grupo. Atualmente, com doze bolsistas, um não bolsista, alguns(mas) colaboradores(as) e uma professora tutora, o grupo vive em renovação constante.

 

Neste florescer cotidiano, o PET Arq realiza atividades em conjunto com a comunidade acadêmica, propondo-se a tarefas de cunho social, à reflexão e exercício do fazer coletivo e  ao crescimento pessoal e compartilhado.

 

Algumas atividades se consolidaram, características do PET Arq UFAL desde seu início. Outras estão em constante renovação e representam o grupo do momento atual. Mas todas estão por aqui, e você pode conhecê-las!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now